5 estratégias matadoras para ganhar seguidores reais no Instagram – e sem investir um centavo!

É só você fazer uma rápida pesquisa no Google que descobrirá mil e uma maneiras e aplicativos que fazem você ganhar milhares de seguidores no Instagram, inclusive da noite para o dia. Mas, como ganhar seguidores reais no Instagram? Seguidores que possam se tornar seus clientes? E será que tem uma maneira de fazer isso sem investir um centavo?

Você deve estar aí agora, do outro lado, desconfiado deste post. E agora, vou te mostrar que com a estratégia de marketing correta é possível você ganhar muitos seguidores no Instagram e fazer esta rede social ser uma aliada para gerar clientes e vendas para você.

1) Quem é o seu cliente ideal?

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Você realmente conhece quem é o seu cliente ideal? E aqui eu não estou dizendo sobre público-alvo e aquelas informações como sexo, faixa etária e região. Eu digo sobre conhecer muito bem sobre o perfil do seu cliente ideal, que muitos chamam de persona.

Faça uma pesquisa profunda sobre o perfil de quem seria o cliente ideal do seu negócio. Pense assim: se você pudesse escolher quem seria um cliente ideal perfeito e padrão para o seu negócio, como ele seria?

A construção destas personas são criadas através de pesquisas, entrevistas que você pode realizar com quem é o seu cliente e público hoje, pesquisas no Google…. Colete o máximo de informações possíveis para traçar a imagem da sua persona.

Algumas informações que você precisa coletar para criar o perfil do seu Cliente Ideal:

  • Dados de Perfil
  • Dados Demográficos
  • Rotina
  • Hobbies
  • Objetivos, sonhos, problemas
  • Como o seu negócio pode ajudá-lo?

Mas, por que você precisa fazer isso para ganhar seguidores reais no Instagram?

Qualquer estratégia de marketing bem feita precisa levar em consideração o entendimento claro e perfeito de quem o seu negócio pretende atingir. E com as estratégias para Instagram, é a mesma coisa.

Ao conhecer tão bem quem é o seu cliente ideal, você vai conseguir falar exatamente o que ele deseja ouvir, vai saber como ajudá-lo, como se relacionar com ele, quais conteúdos produzir, quais hashtags colocar, que tipo de foto deve usar… Ou seja, esta é a primeira e mais importante etapa para você ter um Instagram de sucesso.

Coloque este perfil ou perfis de clientes ideais do lado do seu computador e mão na massa! E lembre-se: é muito importante saber distinguir os diferentes perfis de cliente que você pode ter.

2) Onde o seu cliente ideal está no Instagram?

instagram de sucesso

Depois que você definiu quem é seu cliente ideal (ou clientes ideais) é hora de encontrá-lo dentro do Instagram.

Quem ele está seguindo?

O que ele está postando?

O que ele está curtindo?

Onde ele faz check-in?

Quais hashtags ele usa?

Então, abra o Instagram no celular ou no computador para fazer a sua pesquisa mais rápido e comece a anotar o que você encontra:

PERFIL CLIENTE IDEAL X

A) Seu cliente ideal segue os perfis:

  • @fulano
  • @beltrano
  • @ciclano

B) Seu cliente ideal segue as hashtags:

  • #tag1
  • #tag2
  • #tag3

C) Seu cliente ideal está nos locais:

  • local x
  • local x
  • local y

Nesta etapa, o mais difícil é começar. Mas, depois que você começar a pesquisa, tudo vai fluindo e você vai encontrar exatamente onde estes seus clientes ideais estão.

Você pode começar encontrando os perfis que ele segue. Se você tem um salão de beleza no bairro de Pinheiros, em São Paulo, você já sabe quais são os estabelecimentos locais que o seu perfil de cliente ideal gosta de ir, ou seja, basta localizá-los no Instagram procurando pelo filtro de geolocalização ou mesmo através do perfil destes estabelecimentos.

Então, esta é a segunda tarefa: liste pelo menos 10 perfis que o seu cliente ideal segue, 10 hashtags que seu cliente ideal usa ou segue (que tenham a ver com o seu negócio) e liste pelo menos 5 locais que o seu cliente ideal frequenta ou segue.

Depois desta tarefa 2 cumprida, você está pronto para passar para a próxima estratégia e 3ª etapa.

3) Participe e engaje!

Agora é o momento que você vai usar do princípio RECIPROCIDADE para ganhar seguidores reais no Instagram. Aqui você vai precisar interagir com seu cliente ideal.

Se você quer chamar a atenção de uma pessoa, você precisa mexer com ela, certo? Por exemplo, se você está na rua e cumprimenta uma pessoa, a primeira reação dela é te cumprimentar de volta, mesmo que ela não te conheça. É natural do ser humano! E dentro do Instagram isso funciona muito.

Quando você curte as publicações de perfis que podem ser seu cliente ideal, você tende a ser percebido por esta pessoa. Provavelmente, você já foi seguido por alguém no Instagram e teve a curiosidade de entrar no perfil dela para descobrir quem era e tomar a decisão se deveria ou não segui-lo de volta. Estou certa? Isso acontece o tempo todo e é o comportamento natural dos usuários do Instagram, o nosso comportamento típico.

Então, agora que você já tem a lista de quais perfis o seu cliente ideal segue, quais hashtags ele usa e onde ele frequenta (que você listou na 2ª etapa acima), basta agora ir de fato à busca dele. Ou seja, você precisa tomar as 3 ações abaixo:

a) Siga novos perfis

b) Curta fotos e vídeos

c) Comente quando oportuno

Naturalmente, grande parte destas pessoas que você seguiu, curtiu as fotos ou comentou em alguns posts, vão de forma recíproca te seguir e acompanhar de volta. E, com isso, você vai ganhar seguidores reais no Instagram e que sejam realmente o perfil do cliente que você procura. Este perfil que acabou de se tornar um SEGUIDOR do seu Instagram, daqui a pouco pode se tornar um CLIENTE do seu negócio.

4) Seja útil e eduque seus seguidores.

Esta quarta estratégia é o momento em que você vai conseguir engajar os seus seguidores e aumentar as chances deles se tornarem seus clientes.

Você precisa ser útil e oferecer valor através de posts que as pessoas queiram curtir, queiram mostrar para um amigo, queiram saber mais sobre o assunto que você está falando.

Nunca coloque conteúdo no seu Instagram somente por colocar ou apenas conteúdos que vendam o seu serviço ou produto, apenas para empurrar e tentar vender para seus seguidores. Não é assim que funciona.

Ninguém compra produto, as pessoas compram a solução de um problema e com o seu negócio não é diferente. Com toda a certeza você possui muito o que falar com os seus seguidores e assuntos que possam ajudá-los a encontrar respostas e soluções para problemas que eles tenham.

Ah, mas como você vai saber o que eles querem ouvir e solucionar? Lembra da estratégia #1, do perfil do seu cliente ideal? Pois é, se você fez esta tarefa da maneira correta, você tem todas as respostas que precisa para criar os conteúdos que vão transformar os seus seguidores em fãs e em clientes.

Exemplo, se você é uma nutricionista e sabe que uma das maiores dores do seu cliente ideal é a falta de tempo para se alimentar bem, por que não ajudá-lo com dicas de receitas rápidas e saudáveis? Naturalmente, as pessoas vão se identificar com seus conteúdos, te agradecer pelas dicas e soluções e você vai consequentemente ganhar mais seguidores. Veja o exemplo abaixo, da nutricionista Dra. Natalia Colombo, que engaja seus seguidores com receitas práticas e rápidas.

post instagram dra natalia colombo receitas

Agora, isso não significa que você não pode usar o Instagram para ofertar o que vende. Pode e deve! Desde que você faça uma oferta que conecte com seu cliente ideal e o ajude a solucionar um problema ou desejo.

5) Dê as ordens!

Para te ajudar a transformar os seus seguidores em clientes, é preciso fazer com que ele tomar algumas ações.

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Por que fazer estas chamadas para a ação é tão importante?

Quando a pessoa recebe uma informação, elas esperam um direcionamento e assim você tem maiores chances dela fazer o que você deseja. Por exemplo, se você está divulgando um produto da sua loja virtual, é natural que quem lê o post espere que você diga onde ver e comprar o produto. Veja este exemplo da Reserva:

post instagram reserva

Como o único link clicável dentro do Instagram ainda é no perfil, a Reserva está direcionando seus seguidores para clicarem lá e poder conferir a camisa.

Resumindo

Estas 5 estratégias juntas são matadoras para você realmente ganhar seguidores reais no Instagram e convertê-los em clientes de fato!

  1. Conheça seu cliente ideal
  2. Descubra onde ele está no Instagram
  3. Interaja
  4. Seja útil
  5. Dê uma ordem

É muito importante que você comece a praticar estas estratégias para Instagram ainda hoje! Elas são tarefas que você terá de cumprir sempre, mas serão determinantes para o seu perfil no Instagram ter sucesso e gerar o retorno que espera.

Não existe milagres! Você até pode, como eu disse no início do texto, entrar no Google e comprar alguns milhares de seguidores. Mas, números não significam nada. O que realmente vale a pena é aplicar as estratégias de marketing para Instagram que vão fazer diferença para o seu negócio.

Nós preparamos uma aula gratuita sobre Instagram passando por todos estes pontos que te contei ao longo deste post e se você quiser assisti-la para assimilar melhor estas dicas, confira aqui.

Quero ver você aplicando tudo e tendo resultados! Depois, retorne aqui para me contar as suas experiências.

Até a próxima.

Mariana Veiga

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