Elimine 7 problemas comuns ao divulgar seu negócio na Internet

Você está preparado para começar a divulgar seu negócio na Internet? Ou você já tem uma presença online e está lidando com vários problemas?

Então, fique comigo pois este post é para você. Listei os 7 problemas mais comuns que encontrará ao começar a usar a Internet (e todos seus canais) para divulgar seu negócio. Venha comigo!

#1 Falta de um objetivo claro e metas definidas

objetivo-marketing-digital

Parece óbvio, não?! Mas, definitivamente não é.

Tenho uma longa história com o marketing digital, principalmente mídias sociais, e durante todo este tempo tive a oportunidade de lidar com várias dificuldades de diversos clientes, seja clientes do meu negócio, ou clientes das agências em que trabalhei.

E sabe qual era a origem de quase todos os problemas que lidei durante estes anos? A falta de um OBJETIVO CLARO.

Aqui, preciso inserir o “claro” no contexto, pois muitas vezes a empresa ou indivíduo (profissional liberal, blogueiros, artistas, etc) definiram um objetivo antes do projeto começar, mas ele não era suficientemente CLARO, e isso acabou sendo o principal motivo para problemas ou frustrações futuras.

E junto com um Objetivo Claro, vem uma parte importantíssima: Qual sua meta? Qual resultado você quer alcançar com esta ação?

Estar na Internet por estar, acredite, é a motivação de muitos e consequentemente razão de muita decepções.

“Ah, a Internet não é pra mim…só perdi dinheiro e resultado com isso!˜

“Investir em Internet? Jamais! Não quero ver este nome na minha frente nunca mais, tive muito prejuízo!”

“Qual meu retorno por ter presença online? Ixi, não sei te dizer não! Nem sabia que Internet tinha que dar retorno…”

Você se identificou com alguma destas frases acima ou já ouviu isso de alguém? Provavelmente, sim!

É por isso, que o problema #1 é a falta de um objetivo claro e meta estabelecida antes de começar qualquer projeto na Internet.

Qual a solução?

Simples! Não dedique 1 segundo do seu tempo ou 1 centavo do seu dinheiro antes de estabelecer qual é realmente seu OBJETIVO de estar na Internet e o que você quer atingir com esta ação:

Você quer vender pela Internet?
Você quer ter presença de marca pela Internet?
Você quer se relacionar com seus consumidores?
Você quer aumentar sua autoridade através da Internet?
Você quer conseguir mais clientes para seu negócio?
Você quer rejuvenescer sua marca estando presente em redes sociais para o público jovem?

e por aí vai…os objetivos são inúmeros e podem ser uma combinação do que deseja para você e como a Internet pode ajudar a chegar nestes objetivos. Depois de definidos os objetivos é hora de traçar uma Meta para esta cada um:

Quero ter alcançado X novos clientes com a Internet em X meses.
Quero alcançar X seguidores que são realmente meu público-alvo em X meses, na rede social Y.
Quero que meu e-commerce tenha um faturamento de X reais em X meses.
Quero envolver um público de X pessoas se relacionando com minha marca através do meu blog.

e mais uma vez, a lista é imensa e você precisa parar um tempo para analisar todas as possibilidades e depois chegar na sua meta. É a meta que vai guiar você, seu negócio para um caminho certo e fazer as decisões corretas quando se deparar com um problema.

Não desespere! A Internet pode ajudar você a gerar resultados, a gerar vendas, mas tudo começa com um OBJETIVO e META.

#2 Conflito de Expectativas x Resultados

conflito expectativas

O problema #2 não está nesta posição à toa. Ele é diretamente relacionado com o problema #1.

Sem Objetivos Claros e Metas Definidas, a consequência é uma série de problemas como o velho Conflito de Expectativas em relação aos Resultados que se quer atingir.

Imagine a seguinte situação:

Você e seu sócio decidem contratar uma agência digital para cuidar da sua empresa na Internet. A empolgação é enorme, as ideias maravilhosas e o trabalho anda à todo vapor.

Você definiu que quer com este investimento ter um retorno de novos 50 clientes por mês. Seu sócio disse que quer apenas que a marca fique conhecida no “meio digital”. E a agência definiu metas de entrega e crescimento nas redes sociais.

O projeto começa, vocês “até” que conversaram sobre estas expectativas e depois de 3 meses nenhuma das partes está vendo resultado e, claro, a insatisfação é grande.

Vocês marcam uma reunião, discutem o que aconteceu e você, como um dos sócios da empresa, quer saber a qualquer custo o porquê ainda não conseguiu estes 50 clientes mensais. Muita discussão e planos de ações depois, mais 3 meses se passaram e o problema continuou.

Sabe o que aconteceu aqui? É algo que acontece todos os dias…

Falta de alinhamento das expectativas com TODAS as partes do projeto, que começa com a definição de um OBJETIVO CLARO e METAS, que vão nortear o resultado.

Qual a solução?

Na verdade, sem a resolução do problema #1, um monte de ações são tomadas no dia a dia sem um direcionamento unificado e claro e, muitas vezes de forma desnecessária, como o suposto caso que contei acima. Sua empresa poderia ter seguido um caminho muito mais simples para chegar no objetivo e meta que queria, ao invés de um longo e árduo caminho com ações que não a levou a lugar nenhum.

Muito CUIDADO com esta etapa. Todos precisam saber exatamente onde chegar, todos precisam falar a mesma língua.

#3 Acreditar que estar em todos os canais é a melhor solução

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Este é, sem dúvidas, o problema que vejo acontecer desde o primeiro dia que comecei a trabalhar com marketing digital, principalmente com redes sociais, afinal, todos os dias nasce uma rede e uma novidade que deixa todo mundo inquieto.

Eu sei que é muito tentador resistir às novidades do mercado! Quem não quer estar no Snapchat? Quem não quer ter audiência nos vídeos do Periscope? Quem não quer ter milhares de seguidores no Instagram?

Calma! Isso tudo pode te pertencer, mas não saia por aí criando milhares de redes sociais e outros canais digitais “só por ter”.

Já vi muitos negócios desistirem da Internet no meio do caminho porque não deram conta do trabalho e com isso perderam todo dinheiro e tempo investido para ter seus negócios na web. E sabe por que eles não deram conta? Porque queriam estar em todos os lugares ao mesmo tempo, sem condições pra isso, sem saberem o motivo e sem conseguirem ter qualidade no que estavam fazendo.

Se este é o seu caso, você precisa parar tudo agora!

Qual a solução?

O seu Objetivo Claro e Metas precisam estar alinhados com:

Quem é meu público-alvo?

Quem eu quero atingir na Internet?

As respostas para estas duas perguntas são a base para você construir os próximos passos e saber exatamente em quais canais deve estar.

Esta é uma etapa de muitas dúvidas e aqui no blog vamos ajudar você com isso também, mas saiba desde já a importância desta etapa para que os canais onde seu negócio terá presença na Internet sejam assertivos.

Você pode ter uma agência ajudando neste etapa, ter uma equipe interna que cuide de sua marca na Internet ou você pode ser a pessoa responsável por isso…não fuja destas perguntas e não crie uma rede social ou nem mesmo faça uma mídia no Google Adwords, caso  não tenha plena certeza que vai atingir seu público e que a ação está em conformidade com o objetivo e meta do projeto como um todo, já definidos.

#4 Não agir conforme o comportamento do seu público

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Você conhece bem o seu público? Como você acha que ele gostaria de interagir com seu negócio na Internet?

O que mais existe hoje na Internet são distrações para o seu cliente e um mundo de informações que qualquer um de nós é incapaz de absorver. Por isso, é fundamental você passar exatamente aquilo que seu público quer.

Quer um exemplo real?

Será que seu público consome Internet muito mais do celular do que de computadores? Este ano, o número de usuários no mobile ultrapassou o número de usuários no desktop (veja mais em um post que fiz sobre o mobile marketing no blog da Coworkers), mas pode não ser regra geral para todos os nichos de mercado.

Recentemente, eu trabalhei com campanha de banners online para dois clientes, ambos com objetivo de gerar cliques para uma determinada página. Analisando os resultados diários através de uma plataforma que traz números em tempo real e do Google Analytics, de uma maneira resumida a conclusão foi que 80% do tráfego do cliente A originava de dispositivos móveis e 80% do tráfego do cliente B de desktop.

A relação era totalmente contrária! Imagina se eu simplesmente já considerasse que o mobile era a solução para os dois clientes? Eu não iria traçar a estratégia certa para atingir o público do cliente B que consumia o tipo de informação daquele segmento, logo os produtos, através do desktop.

Qual a solução?

Estude e conheça como o seu público se comporta na Internet. Esta não é uma tarefa fácil e muitas vezes você vai descobrir como agir conforme seu público deseja com o tempo. Não faz mal!

A descoberta é contínua! Até porque no meio de todo o seu caminho vai existir algo que impactará sempre suas decisões: Mudanças. Sim, a mudança ocorre o tempo todo! Seu público muda, as redes sociais mudam, o mercado muda, os concorrentes mudam.

Esteja aberto às mudanças, ao estudo contínuo de como seu público se comporta e faça as alterações necessárias no seu projeto para atendê-lo.

# 5 Falta de Consistência

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Gosto de dizer que este problema é um dos maiores motivos de fracassos na Internet. Mas, por quê?

Resultado e sucesso não são construídos da noite para o dia! É preciso percorrer um caminho (muitas vezes um longo caminho) para conseguir atingir seu Objetivo Claro e Meta, principalmente se você está começando a divulgar seu negócio na Internet agora.

Depois de já ter todo o projeto planejado e começado a executá-lo, as chances de você encontrar diversas barreiras são de 99% e aqui que muitas empresas começam a ter problemas.

Este problema #5 está, muitas vezes ligado diretamente ao problema #3. Você acha que ter a maior quantidade de canais online possíveis é a solução e conforme o tempo vai passando descobre que não consegue cuidar de tudo e aí surge a…falta de consistência.

Exemplo:

No primeiros meses de presença no Instagram, você segue “firme e forte” gerando conteúdo e relacionamento com seus seguidores.

Ao longo dos meses, pela falta de tempo e equipe necessária para gerar com qualidade o conteúdo para todas as redes sociais que está presente, você decide diminuir a frequência de posts em cada uma delas.

Depois de mais um tempo, pela falta de organização, os posts são colocados cada vez mais espaçados e sem nenhum critério de periodicidade definido, o famoso “fiz quando deu”.

E assim, ao falhar na consistência, você vai perdendo audiência, clientes e a Autoridade que você estava construindo. #FAIL

Qual a solução?

Antes de se aventurar em um projeto grande, desafiador, cheio de canais e demanda de muito trabalho, reflita a sua capacidade de produção, de acordo com quem é responsável pela sua presença na web.

Quando é possível contratar uma agência, as chances de você conseguir começar um projeto maior são maiores, mas também proporcional à sua capacidade de pagamento aos trabalhos da agência.

Coloque na ponta do lápis o quanto realmente pode gastar com este projeto para eliminar o maior motivo de falta de consistência: falta de equipe para executar o projeto, logo falta de tempo. E depois de definir o padrão da sua presença online, tenha em mente todos os dias cumpri-lo, sem falhas.

consistência vai ajudar você a construir autoridade e gerar resultados.

#6 Resultado imediato

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Nós, como seres humanos, temos muita dificuldade de lidar com a ansiedade e ela tem um poder imenso de destruir nossos resultados.

Como disse no problema #5, nada é construído rapidamente. Resultado e sucesso requerem uma série de passos planejados e bem executados, e de persistência à meta.

Algo que sempre disse aos meus clientes: esquece esta história de tentar forçar um viral ou de fazer o que está na moda e concentre-se em gerar resultados com a Internet além do curto prazo. Viral não é para todo negócio, viral nem sempre consegue gerar um valor de longo prazo e o que está na moda pode não ser o que seu negócio precisa no determinado momento.

E, dentro deste mesmo conceito de “se querer fazer um viral ou a modinha da vez”, posso reforçar que  você não coloque o foco exclusivamente no que seu concorrente conseguiu para atingir um resultado que você acredita ser o seu sucesso.

Qual a solução?

Resumindo em duas palavras é: Foco e Persistência.

Neste momento, você já tem o Objetivo Claro e Meta Estabelecida, o projeto já está sendo executado e os resultados medidos. Se estes resultados estão abaixo das expectativas, faça uma revisão do que está acontecendo, trilhe novos planos de ação para chegar na meta. Mas, não desista!

Se você tem dificuldades para tirar a obsessão da competitividade e do que seus concorrentes fazem na Internet, siga este meu conselho: nem sempre o que deu certo pra ele, vai dar certo para seu negócio.

Então, aproveite o lado bom desta “obsessão”: Estude o que seus concorrentes fazem para obter sucesso na Internet, reúna os melhores resultados e aprendizados e aplique o que é importante para você atingir suas metas.

#7 Não trabalhar bem o relacionamento

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É impossível falar hoje de Internet, sem mencionar o relacionamento. Relacionamento é, sem dúvidas, a base para qualquer pessoa ou negócio que queira usufruir do máximo que a Internet pode lhe trazer, seja através das redes sociais, e-mail marketing, blog ou outros canais que permitam a interatividade.

Muitas empresas ou mesmo profissionais liberais que querem divulgar seus negócios na Internet acabam, com o tempo, esquecendo de manter um relacionamento com aquelas pessoas que foram e são responsáveis por mantê-los naquela determinada posição. As pessoas são a base de tudo e é preciso cultivar um relacionamento contínuo com seu público, com seu cliente.

E-mails sem respostas, comentários nas redes sociais em aberto, falta de envio de e-mails para sua lista… estes são alguns exemplos que destroem aos poucos o relacionamento que você foi construindo.

Qual a solução?

O relacionamento com seu público precisa fazer parte da sua rotina.

Defina a periodicidade de e-mails que serão enviados para sua lista.

Responda cada pessoa que interagir com seu negócio nas redes sociais.

Jamais deixe dúvidas em aberto, independente do canal que ela tenha sido originada.

Instigue seu público a relacionar com você. Exemplo: Vai fazer um Periscope? Ao invés de só falar, interaja com quem está dedicando seu tempo para assistir você ao vivo. Esta ação feita com recorrência gera muito valor.

Um relacionamento bem construído e alimentado pode gerar resultados incríveis para seu negócio. Você depende das pessoas, não deixe elas “vazarem entre seus dedos”.

Para finalizar este post, gostaria de fazer uma pergunta a você:

Você está satisfeito(a) com a divulgação de seu negócio na Internet?

Não precisa responder agora, mas faça uma reflexão e pense em cada um dos problemas e soluções que coloquei aqui para ajudar você e como você pode trabalhar em cima deles para gerar resultados.

Acredite, você pode alcançar muitos resultados com a Internet. Se você também acredita nisso, não deixe de acompanhar o Sucesso News e até o próximo artigo.

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Mariana Veiga

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