Você está trabalhando demais? Veja dicas para sua qualidade de vida

Workaholic. Você já deve ter ouvido essa palavra quando alguém se referia a uma pessoa “viciada” em trabalho. Dedicar-se ao trabalho é sem dúvidas um dos fatores que vão te conduzir ao sucesso na carreira, mas quando esta dedicação assume um tempo muito grande da sua rotina, afetando a sua qualidade de vida, é hora de tomar uma atitude.

Este cenário de horas de trabalho em excesso se torna ainda mais comum entre grandes executivos e empreendedores. A grande maioria deste profissionais têm a sensação de que o dia tem poucas horas e acabam levando trabalho para casa, finais de semana, férias, além das horas a mais no expediente, praticamente todos os dias. A questão é que é preciso tentar criar um equilíbrio entre momentos que envolvam trabalho e momentos que não envolvam trabalho. Notem que eu NÃO chamei de “vida pessoal x vida profissional”, pois pra mim isto é um rótulo que não se encaixa a todo mundo, principalmente aos empreendedores, onde isto está tudo “junto e misturado”. Então, o que diferencia são os momentos que você vive e se você quase não está vivendo momentos que não envolvem trabalho, reveja sua vida.

Já passei por um momento deste, onde quase não haviam momentos sem trabalho, e o resultado não foi nada bom! Após alguns sustos, eu tive que aprender a controlar cada momento de trabalho e saber os limites deles na minha rotina. Meu corpo falou mais alto e sou agradecida por isto ter ocorrido a tempo, pois muitas vezes o estresse pode ser silencioso e causar doenças graves no futuro. Por isso, se você se encontra nesta situação, veja algumas dicas para controlar o trabalho e ter mais qualidade de vida:

dica-organizar-trabalho

  1. Antes de mais nada: refaça sua rotina. Na grande maioria das vezes, nós administramos mal o tempo e não somos tão produtivos como deveríamos ser. O resultado? mais horas de trabalho para cumprir as mesmas tarefas. Por isso, refaça sua rotina, reveja sua agenda, prioridades e crie um padrão diário para que você se torne mais produtivo. Indico que você leia o blog Mais Tempo, do especialista em produtividade pessoal Christian Barbosa e o blog Vida Organizada, da Thais Godinho, com várias dicas para facilitar seu dia a dia.
  2. Reconheça seus limites: Eu como teimosa assumida, muitas vezes não soube o momento de parar, de dizer não e de aceitar que como ser humano eu tenho minhas limitações. Não tente ser um super-heroi e agir como se o mundo fosse acabar amanhã. É preciso reconhecer seus limites e saber o momento certo de dizer não.
  3. Aprenda a viver com imperfeições: Este item está ligado ao item anterior. Quem é perfeccionista sabe da dificuldade de abrir mão de algo, de entregar algo em que não se acredita estar 100% perfeito. Muitas vezes, para não ultrapassarmos nossos limites, é preciso aprender a lidar com imperfeições. Não interprete isso como uma forma de entregar um trabalho ruim, com imperfeições. Os perfeccionistas vão me entender e concordar comigo que muitas vezes vocês estão com um ótimo trabalho em mãos, mas acham que sempre falta alguma coisa. Não é verdade?!
  4. Insira momentos sem trabalho na sua rotina: Pra quem ainda não está conseguindo ter momentos sem trabalho no dia a dia, precisa se esforçar para inseri-los na rotina. Comece reservando 30 minutos do seu dia para uma atividade física, pois este já é um grande passo para cuidar de você e de sua saúde. Acrescente uma pitada de encontros mais constantes com amigos para agitar mais a vida social, alimente sua vida espiritual e a vida familiar. Ainda, não deixe de tirar férias. Eu sei como isso é difícil em alguns momentos da carreira, mas faz TODA a diferença. Parece clichê? Mas, é o básico e o início para você ter uma vida melhor.

Não deixe o tempo te mostrar que suas atitudes hoje estão erradas. Repense a sua rotina! Busque por mais qualidade de vida hoje mesmo, aproveite que é segunda-feira!

Uma ótima semana!

Confira também...

Mariana Veiga

Sobre

Fundadora

Deixe um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Fique tranquilo, seu e-mail não será publicado.

Aguarde...