O que é uma startup?

Muito se ouve falar hoje em dia sobre Startups, mas nem todo muito sabe bem o que significa este termo. Se formos analisar a origem deste termo, temos “start”, que significa “iniciar”, e temos “up”, que significa “para cima”. Se conceituarmos as origens das palavras com o universo empresarial, podemos dizer que uma Startup é uma empresa nova, até mesmo embrionária, que conta com projetos promissores, ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de idéias inovadoras.

O termo startup possui uma herança de empreendedorismo e inovação bastante forte, relembra-nos empresas como o Google, Yahoo, Ebay, Apple, Camiseteria, Amanaiê e outras, que beneficiaram de crescimentos explosivos e lideram segmentos de mercado em que atuam.

Startup é um termo voraz, que transmite uma energia muito grande. Uma Startup pode ser desde um modelo de empresa jovem, embrionária, recém-criada, ou ainda em fase de constituição, implementação e organização de suas operações, podendo até mesmo sequer ter iniciado a comercialização de seus produtos e serviços. Como também pode ser uma empresa totalmente solidificada no mercado que se beneficiou de um crescimento rápido.

Agora você já sabe identificar uma Startup quando se deparar com uma, não sabe?

Se quiser saber mais sobre o assunto esta matéria no portal Exame tem maiores informações.

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *