Definir Missão, Visão e Valores de um negócio é uma das tarefas importantes para o empreendedor que está iniciando uma nova jornada. Estes três itens juntos ajudam a definir melhor a sua empresa e o papel dela no mercado em que atua.
Uma pequena empresa que tem missão, visão e valores determinados possui melhor delineada a sua identidade organizacional, orientando o propósito e a razão da existência do negócio. Esses quesitos são peças importantes para direcionar estratégias da empresa, para dar um maior direcionamento dos funcionários e para responder o que o seu negócio se propõe a fazer.
Mas, o que são missão, visão e valores de um negócio?
Missão
A missão funciona como um detalhamento da razão de ser do negócio, ou seja, o seu porquê. Ela deve orientar os objetivos financeiros, humanos e sociais da organização. Pode mudar com o tempo.
Exemplo
Missão da Natura:
Nossa Razão de Ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem.
bem-estar
é a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo.
estar bem
é a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte, com o todo.
Missão da Disney:
“Alegrar as pessoas.”
Visão
A visão é descreve onde a empresa deseja chegar num determinado período de tempo. Ela reflete o alvo a ser procurado pelos esforços da equipe e, por isso, deve ser prática, realista e visível. Basicamente, a visão é um conjunto de objetivos a conquistar.
Exemplo
Visão da Natura:
A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo.
Visão da Disney:
“Criar um mundo onde todos possam se sentir crianças.”
Valores
Os valores (ou crenças) são os ideais e os princípios que o negócio tem. Devem servir de guia para qualquer decisão, atitude e comportamento. Também devem estar presentes nas relações entre funcionários, clientes, fornecedores e parceiros.
Por último, são normas para que, executando a missão, se alcance a visão.
Exemplo
Valores da Natura:
A vida é um encadeamento de relações.
Nada no universo existe por si só, tudo é interdependente.
Acreditamos que a percepção da importância das relações é o fundamento da grande revolução humana na valorização da paz, da solidariedade e da vida em todas as suas manifestações.
A busca permanente do aperfeiçoamento é o que promove o desenvolvimento dos indivíduos, das organizações e da sociedade.
O compromisso com a verdade é o caminho para a qualidade das relações.
Quanto maior a diversidade das partes, maior a riqueza e a vitalidade do todo.
A busca da beleza, legítimo anseio de todo ser humano, deve estar liberta de preconceitos e manipulações.
A empresa, organismo vivo, é um dinâmico conjunto de relações. Seu valor e sua longevidade estão ligados à sua capacidade de contribuir para a evolução da sociedade e seu desenvolvimento sustentável.
Valores da Disney:
Não ceticismo.
Criatividade, sonhos, e imaginação.
Atenção fanática aos detalhes.
Preservação e controle da magia Disney.
Tenha a sua Missão, Visão e Valores
Marcelo Nakagawa, Professor e Coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper, criou uma ferramenta que vai te auxiliar muito na criação da sua missão, visão e valores (ou validação das suas caso já tenha definido). São perguntas simples, que vão te direcionar a já ter estes diferenciais estratégicos.
Veja no vídeo abaixo mais detalhes e a explicação do Marcelo:
Hora de colocar a mão na massa!