O que é Marketing de Experiência

Vem crescendo o número de grandes e médias empresas que estão investindo no Marketing de Experiência para compor as ações de relacionamento, promoção e recompensa não só a funcionários, mas para clientes, parceiros e prospects. Mas, o que é marketing de experiência?

O que é Marketing de Experiência

O Marketing de Experiência cria  oportunidades das marcas interagirem com o seu consumidor, e assim, proporcionam, através da ação promocional, experiências inesquecíveis que terão impacto nas vendas, na motivação dos funcionários e na fidelização dos clientes.

A lista de ações oferecidas pelas empresas é praticamente infinita. Passeios de balão, voos de asa delta, viagens à Europa, jantares chiquérrimos, um dia em um Spa, são alguns exemplos. Em O Melhor da Vida , primeira empresa a utilizar o conceito Experience Marketing no Brasil, que valoriza as experiências vividas e compartilhadas em momentos de lazer, há inúmeras destas experiências. Confesso que fiquei encantada com cada coisa que vi no site da empresa.

 A estratégia

O marketing vem saindo de um apelo massificado e passa a focar a individualização do relacionamento com o consumidor, na segmentação. Esta abordagem do marketing com foco na experiência tem se traduzido em diferenciais competitivos importantes na disputa cada vez mais acirrada por uma fatia do mercado. Bradesco, Itaú, Kopenhagen, UOL, SulAmérica, Credicard Citi e Gerdau são algumas das companhias que oferecem experiências.

Marketing de experiência para empresas

E aí você se pergunta: “Por que experiências em campanhas empresariais?” Porque não se motiva mais consumidores, clientes e funcionários com premiações como brindes, descontos, ou viagens. A idéia é que as experiências sejam marcantes para trazer uma boa lembrança quanto à empresa e seu produto. O cliente, por exemplo, nunca irá se esquecer do produto que comprou na empresa X que o levou a dirigir um carro de F1. Isso torna-se impactante e inovador. A sensação de presenciar momentos inesquecíveis gera um valor muito grande para a marca.

Conclusão

O grande desafio é fazer com que o Marketing de Experiência entre no planejamento das ações. A partir do  planejamento, as empresas poderão desenvolver campanhas de incentivo totalmente gerenciadas, com resultados em tempo real. O diferencial das empresas que têm cases de sucesso a partir do marketing de experiência está na maneira como estas fazem isto. Além de prover experiências inesquecíveis, é necessário que o consumidor seja bem atendido e que suas demandas tenham soluções rápidas. Assim o cliente se tornará fiel, voltando a repetir suas agradáveis experiências em tal organização.

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Mariana Veiga

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Fundadora

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