ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial – O que é?

Em algumas palestras que estou indo sobre investimentos, fala-se muito sobre o Índice de Sustentabilidade Empresarial e em uma delas percebi que havia uma parcela significativa de pessoas que não sabiam muito bem o que significa esse índice e então, colocarei abaixo uma breve explicação do que consiste o ISE.

Há alguns anos iniciou-se uma tendência mundial dos investidores procurarem empresas socialmente responsáveis, sustentáveis e rentáveis para aplicar seus recursos. O Índice de Sustentabilidade Empresarial foi criado a partir de metodologia desenvolvida pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (Gvces) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), com o apoio financeiro do International Finance Corporation (IFC) e entrou em vigor dia 1º de dezembro de 2005, reunindo em sua primeira carteira 33 ações de 28 empresas. Quando de seu surgimento, a BOVESPA decidiu que dadas as características especiais desse indicador, ele seria o resultado de um trabalho conjunto entre a BOVESPA e um grupo de entidades, formada por representantes da BOVESPA, Associações e ONGs.

conceito índice ISE

Nesse sentido, essas organizações formaram um Conselho Deliberativo presidido pela BOVESPA, que é o órgão responsável pelo desenvolvimento do ISE. Posteriormente, o Conselho passou a contar também com o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) em sua composição. A Bolsa é a responsável pelo cálculo e pela gestão técnica do índice. Anualmente, a BOVESPA anuncia ao mercado a nova carteira do ISE, na qual constam empresas que respondem, voluntariamente, um questionário amplo sobre as suas práticas de sustentabilidade.

E então, o ISE surgiu com a missão de ser composto por empresas que se destacam em responsabilidade social, com sustentabilidade no longo prazo; de ser um referencial do desempenho das ações desse tipo de empresa e de estimular boas práticas por parte das demais empresas. Ele reflete o retorno de uma carteira composto por ações comprometidas com a responsabilidade social e sustentabilidade empresarial, atuando como promotora de boas práticas no meio empresarial brasileiro e como benchmark (referência) para o investimento socialmente responsável.

É calculado pela BOVESPA em tempo real ao longo do pregão, considerando os preços dos últimos negócios efetuados no mercado à vista. As ações integrantes do ISE são selecionadas entre as mais negociadas na BOVESPA em termos de liquidez e ponderadas na carteira pelo valor de mercado dos ativos disponíveis à negociação.

A procura por investimentos socialmente responsáveis não é recente e vem crescendo ao longo do tempo. Já se considera que empresas sustentáveis geram valor para o acionista no longo prazo, pois estão mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais e ambientais. Podemos considera várias vantagens para as empresas associadas, como:

  • Reconhecida pelo mercado como empresa que atua com responsabilidade social corporativa;
  • Reconhecida como empresa com sustentabilidade no longo prazo;
  • Reconhecida como empresa preocupada com impacto ambiental das suas atividades;
  • Em resumo: o ISE é um “selo de qualidade”.

Em 2006, o ISE teve melhor desempenho que o iBovespa, já em 2007 o desempenho foi semelhante, porém em 2008 o ISE acumulou mais perdas que o iBovespa, mostrando que o investimento sustentável ainda é sensível ao efeito da crise, porém possui forte tendência a valorização nos próximos anos. Mas, temos que considerar que o que vale é investir em sustentabilidade.

Para saber mais sobre o ISE, sobre seus critérios de inclusão, seus procedimentos e outras informações clique aqui

Vinícius Mont Serrat

Sobre

Fundador

Deixe um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Fique tranquilo, seu e-mail não será publicado.

Aguarde...