Conheça as vantagens das Franquias Virtuais

Se a sua vontade é de empreender, a notícia é boa: com a ascensão da tecnologia, o mercado virtual está aquecido e repleto de novas oportunidades. As inúmeras possibilidades desse meio, seu amplo alcance e o custo inicial reduzido em relação aos negócios físicos convencionais são fatores que têm sido decisivos para escolha do mundo virtual como sede de negócio.

Empreender é um grande desafio, assim como escolher o tipo de negócio. As franquias, por exemplo, convencionais ou virtuais, são atraentes mas exigem atenção redobrada às regras de venda da marca adquirida. De acordo com o portal Exame, somente em 2014 o setor de franquias faturou 115 bilhões de reais.

Para fazer uma escolha consciente nesse meio, é necessário analisar o mercado, pesquisar a empresa franqueadora, considerar as taxas envolvidas e a estrutura do negócio. Muitos empreendimentos vão à falência por não pesquisar o suficiente ou por não haver definição clara de estratégia, No mundo virtual essas circunstâncias são as mesmas e compreender essas condições desde o início é essencial para o sucesso.

Em outubro de 2013, o Ibope Media divulgou que já somos 105 milhões de internautas brasileiros, o que nos coloca na posição de 5º país mais conectado do mundo. Também em 2013, Eric Schmidt, presidente do Google, afirmou em seu perfil no Twitter que até o final da década toda a população estará com acesso à internet. Esse cenário aponta o potencial do universo on-line, tão amplo e com tanto espaço para empreendedores – iniciantes ou experientes. Nesse contexto, as franquias virtuais destacam-se pela conveniência.

Qualquer negócio online que possa ser adquirido no sistema de franquia, pode ser considerado uma franquia virtual. “As franquias virtuais são encaradas como uma tendência de franchising. A expectativa é de que nos próximos cinco anos a quantidade de redes com este modelo crescerá entre 25% e 30% ao ano”, afirma Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF – Associação Brasileira de Franchising.

O modelo virtual tem mostrado vantagens financeiras em relação à franquia convencional, que conta com despesas como aluguel, instalações e funcionários. Fácil? Não exatamente. A franquia virtual também é regulada pela Lei de Franchising (8.955/94) e, como qualquer negócio, exige planejamento, reservas financeiras e investimento em marketing digital, por exemplo. Mas por que, então, optar por uma franquia virtual?

O panorama brasileiro de inclusão digital e a disposição de compra na internet são alguns dos estímulos iniciais para uma tomada de decisão consciente. O crescimento do acesso à internet no País faz com que cada vez mais brasileiros tenham acesso à praticidade das compras pela rede. De acordo com uma recente pesquisa da IBM, realizada em 16 países, o número de consumidores que veem o comércio on-line como o principal meio de adquirir produtos e serviços tem crescido – o porcentual de consumidores on-line saltou de 14% para 27% de 2012 para 2013. No Brasil, as lojas virtuais são o terceiro tipo de página mais comum, atrás apenas de blogs e portais corporativos.

Estímulos não faltam: na internet é possível expor uma quantidade infinita de produtos, enquanto na loja física o espaço é limitado; a eliminação de alguns custos fixos viabiliza também redução no preço final dos produtos ou aumento da margem de lucro. Para melhorar, o consumidor brasileiro tem se mostrado cada vez mais confiante para efetuar transações online e fornecer dados como número de celular e e-mail.

As facilidades atraem e o modelo de franquias virtuais destaca-se como uma opção estruturada, mais segura e viável economicamente – os investimentos vão de R$ 5.000 e R$ 50.000. Há também flexibilidade para considerar um esquema de trabalho home office e o regime de contratação freelancer.

As franquias virtuais mais disseminadas no Brasil hoje são as de e-commerce, em que o franqueado costuma adquirir o sistema da marca e conta com suporte de sistema, marketing digital, logística sem precisar investir valores altos e com possibilidade de ganhar muito dinheiro. O trabalho de divulgação pró ativo no Google e o monitoramento e presença nas redes sociais são essenciais para que o cliente consiga, entre tantas opções, chegar a sua loja e ter acesso ao seu portfólio de produtos e serviços. Os portais de compras coletivas também se destacam, mas nesse caso o padrão é que o franqueado seja treinado pelo franqueador – que transfere sua expertise na área de sistemas e contatos comerciais, essenciais nesse tipo de negócio.

Como é possível perceber, o segmento é promissor e há espaço para crescer por diferenciação e criatividade. As opções são interessantes, mas é preciso estudar e compreender o mercado para prever riscos. O cenário é favorável e a burocracia é menor para os que quiserem se aventurar no universo online.

O que você está esperando? Agora é por a mão na massa para não perder as oportunidades.

1 Comentário

em Conheça as vantagens das Franquias Virtuais.
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    Vejo franquia marketing digital crescendo cada vez mais atualmente. É um mercado que está em alta e traz ótimas oportunidades de novos negócios para as empresas. A internet é o canal de comunicação mais forte entre cliente e empresa atualmente.

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