Como vender no Facebook de graça da forma certa em 3 simples passos

No Brasil, 92 milhões de pessoas (45% da população) acessam o Facebook ativamente. Não à toa, grandes, médias e pequenas empresas investem milhões de reais em anúncios todos os meses para divulgar seus produtos e vender no Facebook, atraindo novos (e antigos) clientes todos os dias.

O grande problema é que no começo de um negócio, ou em períodos de crise, grande partes dos empresários não têm nem um centavo para investir em marketing, e mesmo quando tem algum dinheiro pra isso, não sabem usar a ferramenta de anúncio do Facebook e isso pode significar rasgar dinheiro, perder o pouco que têm.

Não é comum encontrar pessoas tentando vender a qualquer custo seus produtos e serviços no Facebook, Whatsapp e outras redes sociais, e cometendo grandes erros por fazerem isso da forma errada e inapropriada.

Empurrar um produto para alguém que não pediu, demonstrou interesse, ou em lugares sem ninguém para te ouvir é errado, muitas vezes estas ofertas são consideras SPAM, e te faz dar passos largos na direção errada.

A boa notícia é que existe uma maneira simples e correta de vender no Facebook de graça, e é isso que vou te mostrar neste artigo. Você vai aprender como:

  • Identificar quais problemas e desejos o seu produto/serviço resolve;
  • Saber quem são seus potenciais clientes;
  • Encontrar o seu potencial cliente no Facebook;
  • Saber quais são os problemas e desejos que eles tem;
  • Oferecer algo de valor que não custa nada para você, nem pra ele;
  • Se tornar uma referência para o seu potencial cliente;
  • Oferecer seu produto/serviço para os clientes certos no momento certo;
  • Fazer com que ele forneça o contato dele e peça para você contactá-lo;
  • Não cometer erros que farão você assassinar a sua presença digital.

Bora lá!

COMO PALESTRAR PARA 47 PESSOAS SEM DINHEIRO ME FEZ ENTENDER COMO VENDER NO FACEBOOK DE GRAÇA E DA FORMA CERTA

Em Janeiro de 2016, uma grande amiga líder de uma empresa de MMN, me fez o convite de compartilhar com algumas pessoas de sua rede de negócio como usar uma rede social para atrair clientes. Até aí, minha resposta pra ela foi “Fácil! Deixa comigo!“.

Porém, ela continuou dizendo “... mas tem que ensinar como faz isso de graça, pois eles estão começando e não tem um centavo para investir“. Minha resposta foi “Ferrou!” – rs.

Como não sou de fugir de desafios, aceitei o convite.

COMO CUMPRIR O DESAFIO?

Para encontrar a solução para o desafio, recorri ao meu começo como empreendedor.

Quando comecei minha primeira empresa, a 1ª agência de mídias sociais de MG, isso em 2008, conquistar meus primeiros clientes em uma cidade provinciana, acostumada a fazer tudo sempre da mesma forma, foi difícil.

As empresas achavam que mídias sociais era algo gratuito, de jovens sem ter o que fazer, e que não serviam para gerar negócios.

Eu e Mariana, minha sócia e esposa, trabalhamos duro para provar que eles estavam enganados.

Nós passamos a gerar valor, oferecer informação, provas, “amostras grátis” do nosso trabalhos, e isso nos fez conquistar os primeiros clientes, e com casos de sucessos, novos clientes começaram a nos procurar.

Meus primeiros clientes não tinham (queriam) investir dinheiro em anúncio, mas eu precisava mostrar resultado para mantê-los, além de me manter vivo no mercado, atraindo novos clientes.

A solução era usar aquela estratégia de gerar valor para os clientes deles e ofertar uma solução para o público certo, só que nas redes sociais.

Em pouco tempo, eu e Mariana nos tornamos referência local, aparecíamos na TV em entrevistas, recebíamos convites para palestrar, e outras empresas da cidade e da região nos procuravam sem a gente fazer muita força.

DE VOLTA À SOLUÇÃO

Eu tinha a resposta o tempo todo e não sabia.

Para compartilhar com algumas pessoas que não tinham dinheiro para investir em anúncios, mas tinham tempo para se dedicar a uma rede social para vender seus produtos era simples, eu já tinha feito isso diversas vezes.

Identificar onde o seu potencial cliente ideal está, gerar valor pra ele e oferecer a solução do seu problema ou desejos através do produto/serviço a ser vendido.

Ah! O melhor lugar para aplicar essa estratégia certamente era (e ainda é) o Facebook, através dos grupos.

No dia 17 de fevereiro de 2016, eu ensinei pela primeira vez para cerca de 47 pessoas como vender no Facebook de graça da forma certa.

Como vender no Facebook de graça da forma certa

Eu realizando a palestra e cumprindo o desafio de como vender no Facebook de graça da forma certa.

 

OS 3 SIMPLES PASSOS PARA VENDER NO FACEBOOK DE GRAÇA DA FORMA CERTA

Para ficar fácil de entender e aplicar, organizei essa metodologia em três passos simples, mas muito importantes para você não cometer os erros que a grande maioria das pessoas cometem quando vão tentar vender. São eles:

  1. O que você vende
  2. Para quem você vende
  3. Gerar valor para vender

Não cumprir qualquer uma das etapas fará com que você cometa erros fatais ao tentar vender no Facebook de graça.

Entendido isso, vamos começar!

 

PASSO 1: O QUE VOCÊ VENDE

A primeira coisa que você precisa entender é que ninguém neste mundo compra um produto ou serviço. Todo mundo, inclusive você, compra a solução de um problema ou desejo. Logo, você precisa entender qual solução você vende.

Eu tenho certeza que você já saiu para comer algo em algum restaurante.

A decisão de entrar em um restaurante e pagar por um prato não se deu pelo simples fato dele vender comida, mas sim porque você tinha um problema – fome – e ele tinha a solução – comida.

O grande lance é que você poderia entrar no restaurante A ou no B, e você entrou no A. Por quê? Talvez ele tenha um aspecto mais limpo, ou o cheiro que vinha da cozinha te atraiu mais, ou a degustação na entrada te convenceu que era a melhor escolha.

Por algum motivo você entendeu que existia algo nele que era melhor do que o restaurante B, na sua percepção.

Você precisa conhecer muito bem qual solução o seu produto ou serviço oferecesse para cada potencial clientes ideal do seu negócio. Essa é a chave para uma estratégia de vendas de sucesso.

TAREFA 1

É hora de colocar no papel todas as soluções que o seu produto/serviço oferece para os potenciais clientes. Seja objetivo!

 

PASSO 2: PARA QUEM VOCÊ VENDE

Outro erro muito comum que você já deve ter cometido é oferecer seu produto para uma pessoa que não tem a necessidade de consumi-lo.

Você já deve ter ouvido o dito popular “vender gelo para esquimó“, mas nunca pensou sobre isso.

Esquimó mora em um lugar onde o piso é gelo, as paredes são gelo, o teto é de gelo, cai gelo do céu. Ele tem o problema ou desejo de mais gelo? Acredito que não – rs.

Trazendo para uma realidade mais próxima da nossa, se eu te oferecesse uma passagem para Figueirópolis, no Tocantins, você compraria?

A resposta é: depende.

Se você não tiver nenhuma conexão com a tal cidade do TO, nem interesse em conhecer, a minha oferta não fará muito sentido para você.  Mas, se você tivesse família em Figueiropolis, talvez a minha oferta seja uma boa oportunidade.

Conhecer quem são as pessoas que tem o problema ou desejo que você resolve é extremamente importante para você investir o seu tempo falando apenas com as pessoas certas.

TAREFA 2

(a) Descrever quem é ou quem são os seus potenciais clientes;

(b) Liste onde essas pessoas podem ser encontradas no Facebook, de quais grupos eles participam.

Exemplo: se eu ajudo mulheres acima do peso a se sentirem melhor através da reeducação alimentar, proporcionando redução de peso e qualidade de vida, eu acredito que um dos meus clientes ideais é uma mulher de 45 anos, mãe, que já não sabe mais o que fazer para emagrecer.

No Facebook, ela certamente está em grupos de bairro (do bairro que ela mora), grupos de emagrecimento, grupos de receitas, de exercício, de mães, dentre outros.

Agora que você já sabe quem é o seu potencial cliente, qual problema ele tem e qual a solução que você tem para oferecer, só falta o grand finale.

 

PASSO 3: GERAR VALOR PARA VENDER

Nem sempre as pessoas que tem um problema estão com a decisão tomada de comprar do que você vende. Em boa parte das vezes elas têm um problema, mas desconhecem a solução.

A melhor forma de convencer alguém que você vende a melhor solução para o problema/desejo dela é mostrando que você conhece bem o problema/desejo que ela tem.

Você pode fazer isso oferecendo mais informações e orientações. Assim, ela se sente mais segura em tomar a decisão de abrir a carteira quando você oferecer o que você vende.

Em grupos no Facebook, você deve fazer isso respondendo dúvidas que as pessoas publicam, publicando coisas que vão ajudar as pessoas daquele grupo, e no momento certo, fazer a sua oferta.

TAREFA 3

(a) Busque e participe de grupos onde o seu potencial cliente está.

(b) Entenda quais as dúvidas e problemas que eles tem que você pode ajudar sem pedir nada em troca;

(c) Ofereça algo de valor de graça no primeiro momento, e ofereça seu serviço/produto assim que oportuno.

Veja um exemplo real:

Pedido de ajuda em um grupo de carros blindados, um participante tem um problema e não sabe qual a solução. Daí, compartilha no grupo:

Pessoas que conhecem parte da solução ou conhecem alguém que tem a solução, ajudam sem pedir nada em troca:

Você pode e deve fazer isso sempre que oportuno. Fará com que você se torne uma autoridade para aquele grupo repleto de potenciais clientes.

Na sequência, uma pessoa que vende a solução para o problema apresentado ajuda com parte da informação, provando que conhece aquilo que diz, e oferece mais informação por telefone, onde fará a oferta do seu serviço:

Quando custou para o Eduardo vender seu serviço no Facebook para o Carlos? Nem um centavo. E todo mundo saiu feliz!

Conhecendo os principais problemas do seu potencial cliente, você pode fazer postagens nos grupos compartilhando algumas soluções e ajudando outros membros que não disseram que tem o problema ainda.

Isso fará com que você aumente ainda mais a sua autoridade frente àquelas pessoas, e com elas te procurem, e assim você “venda o seu peixe”.

E AGORA, QUAL O PRÓXIMO PASSO?

Essa estratégia é apenas uma parte de uma “receita de bolo”. Você segue cada passo, aplica um por um, e o resultado virá! Só assim você vai conseguir conquistar os primeiros clientes no Facebook sem investir nem um centavo.

Para potencializar os seus resultados e maximizar o seu poder de atrair os clientes certos para o seu negócio e vender no Facebook de graça da forma certa, você ainda terá alguns desafios importantes pela frente. São eles:

  • Entender ainda mais cada um dos seus clientes ideais;
  • Descobrir a forma certa de garimpar grupos que valem ouro para você;
  • Descobrir novas formas de usar grupos no Facebook para vender sem investir dinheiro;
  • Conhecer os vários recursos que um grupo possibilita para você vender mais;
  • Saber como potencializar seus resultados com grupos criados por você;
  • Entender o funil de vendas dentro do novo marketing;
  • Entender o que jamais fazer para não ser eliminado do Facebook;

Eu acredito fortemente que o nosso Workshop Facebook Sem Investimento seja perfeito para os próximos passos da sua jornada. Conheça o workshop em: pocketlab.com.br/fb-sem-investimento

CONCLUINDO OS 3 PASSOS SIMPLES PARA VENDER NO FACEBOOK DE GRAÇA DA FORMA CERTA

Se você leu este artigo e não aplicou os três simples passos para vender no Facebook de graça da forma certa, você está deixando dinheiro (seu) na mesa (dos outros).

Aplique agora os três passos!

Vale lembrar que o objetivo deste exercício não é te dar o cominho das pedras que farão de você um milionário da noite pro dia. Aqui eu compartilho com você a forma mais eficiente de dar os primeiros passos, e começar a construir o seu império da forma certa.

Usando esses 3 simples passos você conseguirá:

  • Identificar quais problemas e desejos o seu produto/serviço resolve;
  • Saber quem são seus potenciais clientes;
  • Encontrar o seu potencial cliente no Facebook;
  • Saber quais são os problemas e desejos que eles tem;
  • Oferecer algo de valor que não custa nada para você, nem pra ele;
  • Se tornar uma referência para o seu potencial cliente;
  • Oferecer seu produto/serviço para os clientes certos no momento certo;
  • Fazer com que ele forneça o contato dele e peça para você contactá-lo;
  • Não cometer erros que farão você assassinar a sua presença digital.

Gostou do passo a passo e do artigo? Borá lá colocar em prática e começar a conquistar suas primeiras vendas investindo apenas o seu tempo e nem um centavo?

Comente logo abaixo dizendo quando pretende colocar isso em prática, se ficou alguma dúvida, e o que você realmente busca com essa estratégia.

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Vinícius Mont Serrat

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