Como usar o Instagram de forma profissional

O Instagram é a rede que mais cresce em todo o mundo, contando atualmente com 800 milhões de contas. Desse total, 35 milhões são brasileiros, o que representa cerca de 7% de contas, números esses que deixam o Brasil entre os 5 países que mais utilizam a rede social.

Muitos desses brasileiros utilizam o Instagram para potencializar as vendas de sua empresa. A plataforma disponibiliza uma versão comercial para quem deseja transformar a rede social em uma rede de negócios. Para isso é preciso entender e identificar várias informações, como: Quem é o seu público? O que você quer vender? Quem você quer atingir? Perguntas básicas mas com uma finalidade enorme.

Por isso separamos algumas dicas para começa a usar o Instagram de forma profissional:

  • Mude sua conta para perfil comercial

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Acesse o botão de Configurações. Logo em seguida toque em alternar para o perfil comercial.

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Escolha uma categoria para definir o seu negócio.

Após definir sua conta comercial você poderá ter acesso à diversas informações, como alcance, números de usuários, visualizações, cliques no site, cliques no telefone,  além disso você pode colocar email, telefone e link na sua bio.

  • Analise as métricas

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  1. Após mudar o seu perfil do Instagam para comercial você poderá analisar todos os dados de acesso po meio da ferramenta de negócios
  2. É possível encontrar relatórios (como a imagem acima) com informações úteis para o seu gerenciamento
  3. Você encontrará dados como:
  • Números de pessoas que viram suas postagens
  • Perfil do público que segue sua página
  • Faixa Etária, Gênero e Localização

São informações muito importantes para entender o comportamento dos seguidores e criar estratégias para investir no seu negócio no Instagram.

  • Frequência nas Postagens

É muito importante manter uma frequência de postagens durante a semana. Ter uma sequencia é fundamental para o bom funcionando do seu Instagram Comercial. Recomendamos uma média de 1 (um) post por dia, totalizando 7 na semana.

Quais posts devo postar?

  1. Bastidores do seu negócio: O público em geral gosta muito de ver bastidores da sua empresa. Isso gera engajamento porque as pessoas amam ter acesso exclusivo, e uma visão de bastidores normalmente não é dada a qualquer um.
  2. Vídeos: Os vídeos bombam no Instagram. Faça vídeo contando uma história, mostrando produtos ou até mesmo vendendo. E lembre-se VÍDEOS CURTOS.
  3. Frases Inspiradoras: Esse tipo de post gera engajamento porque tem a capacidade de motivar as pessoas. Utilize mas não abuse!
  • Interaja com o Público

As pessoas se conectam com a empresa, elas interagem, curtem, comentam, compartilham e muitas das vezes replicam as postagens. Portanto, tire um tempo do seu dia para se relacionar com os seus clientes. Algumas dessas tarefas diárias trás bastante engajamento.

  1. Curta fotos dos seus seguidores
  2. RESPONDA os comentários em todas as suas publicações
  3. MENCIONE os seus clientes ao responder postagens

Lembre-se: Essa interação tem um papel FUNDAMENTAL!

  • Faça Stories

As Stories são uma ferramenta de contato muito importante com o seu público. Por isso, faça stories do dia-a-dia da sua empresa, mostre os bastidores de alguma produção, venda seus produtos e interaja com o seu público.

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários!

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Caroline Delgado
Jornalista. Produtora de Conteúdo da Pocket Lab.

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