A importância dos direitos autorais no Instagram

Muito se fala da importância dos direitos autorias no Instagram. Mas, além da importância, você sabe em quais situações ele se aplica? Primeiro vamos a definição da palavra:

Direito autoral é um conjunto de prerrogativas conferidas por lei à pessoa física ou jurídica criadora da obra intelectual, para que ela possa gozar dos benefícios morais e patrimoniais resultantes da exploração de suas criações. O direito autoral está regulamentado pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98) e protege as relações entre o criador e quem utiliza suas criações artísticas, literárias ou científicas, tais como textos, livros, pinturas, esculturas, músicas, fotografias etc

Recentemente o Instagram tirou do ar as contas de Hugo Gloss, Tia Crey, Nana Rude e outros blogueiros famosos por uso indevido de imagem. As contas foram suspensas por falta de créditos em fotos. As agências fotográficas questionaram o uso irregular das fotos.

direito autoral

Foto: Observatório da Imprensa @hugogloss

Nesses casos podemos questionar a importância do uso corretamente das fotos e até mesmo de vídeos no Instagram. Por isso listamos algumas dicas para não ter o seu Instagram bloqueado:

  1. Eu quero utilizar uma foto de uma outra página, como proceder? No Instagram existe a opção de respost, que é uma forma de preservar o autor da imagem ou vídeo, pois as informações da imagem vai ser preservada no compartilhamento da mesma.
  2.  Quero utilizar a imagem mas não quero o ‘respost’, como fazer? Neste caso você deve pedir autorização ao autor, além de incluir os créditos, ou seja, citar o nome do autor da imagem. Lembre-se o uso indefinido pode ocorrer um caso sério de uso indevido de direito autoral.
  3. O fotógrafo não autorizou o uso da imagem, posso usar? NÃO! Utilize outras maneiras, como por exemplos sites que possuem o uso legal de imagens.

Listamos alguns exemplos desses sites:

Unsplash

direito autoral

Gratisography

direito autoral

Rgbstock

direito autoral

DesignersPics

direito autoral

Caso você tenha a possibilidade de fotografar é uma outra boa saída. Lembre-se sempre de ter uma boa conduta no seu Instagram. Isso vai trazer bons retornos para você e sua marca.

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre direitos autorais saiba sobre o Instagram: Baixe o nosso ebook. Esperamos vocês!

 

 

 

 

Confira também...

Caroline Delgado
Jornalista. Produtora de Conteúdo da Pocket Lab.

Deixe um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Fique tranquilo, seu e-mail não será publicado.

Aguarde...