A Importância da Gestão de Recursos Humanos na Sua Empresa

Gerenciar pessoas é quase uma arte e, atualmente, é impossível imaginar o bom funcionamento de uma empresa sem uma eficiente gestão de recursos humanos. Por isso, esse é um ramo que vem, progressivamente, ganhando mais atenção e se modernizando, além de estar sempre em debate, ganhando novos estudos e novas publicações.

O RH não é apenas responsável por selecionar, por contratar ou por dispensar colaboradores, mas também por aspectos, como prezar pela qualidade da relação entre funcionários e do seu desenvolvimento profissional. Apontaremos algumas das principais frentes de atuação desse setor dentro de empresas, a fim de elucidar por que ter um profissional especializado nessa área é essencial.

Lembrando que um RH eficiente não é o que desenvolve as suas estratégias de acordo com modelos tradicionais, olhando somente para o momento atual. Um RH competente é aquele que se atualiza constantemente, buscando inovar as suas estratégias e entender as situações a longo prazo.

Quer saber a importância de uma boa gestão de recursos humanos para a sua empresa? Informe-se mais sobre o assunto com o nosso artigo!

Seleção e Contratação

Abertas as vagas para a empresa, o RH faz a maior parte do processo de seleção, de recrutamento de novos candidatos à contratação dos aprovados. Ele participa desde o início do processo, selecionando os currículos, preparando as formas de avaliação dos candidatos, geralmente com a ajuda das chefias dos departamentos dos cargos a serem preenchidos.

Após as escolhas serem estabelecidas, a contratação é feita também por meio do RH, que solicita procedimentos e documentos para o novo colaborador. É papel desse setor se atentar para as habilidades dos candidatos, aproveitando-as da melhor maneira para o seu desenvolvimento profissional e para a sua instituição.

Quando necessário, ele recoloca bons candidatos em vagas e em setores mais adequados ao seu perfil. Ter esse feeling em relação às verdadeiras capacidades e aos verdadeiros talentos dos candidatos é essencial para profissionais do ramo, que devem estar sempre atualizados sobre métodos de recrutamento e de seleção.

Gerenciamento de Equipe

O RH deve entender o funcionamento dos setores da empresa, as suas demandas e as suas necessidades referentes aos papéis dos colaboradores nas equipes. Não cabe a esse departamento substituir os gestores, mas atendê-los quando solicitado para resolver questões dos funcionários – seja de relacionamento, como mencionado, ou de acompanhamento do desempenho. A assistência das equipes é indispensável para que os desempenhos individuais sejam avaliados e aprimorados, tanto em benefício do colaborador quanto do grupo!

Controle dos Funcionários

Questões relativas a pagamentos, a benefícios, a atestados médicos, a gestão da carga horária e  férias, ou seja, às tarefas administrativas, também são de responsabilidade dos setores de recursos humanos. Quando o colaborador tem dúvidas sobre os horários de entrada e de saída do trabalho, por exemplo, o RH deve saná-las de maneira esclarecedora!

Se houver atrasos contínuos, o RH pode ficar a cargo de conversar com o colaborador em questão – preferencialmente, seguindo coordenadas do chefe responsável pelo setor do qual o funcionário faz parte. Pode-se dizer que esse departamento deve ser o apoio dos gestores e dos líderes, além de motivá-los em ações que visam a melhoria de toda a empresa.

Gestão de Carreira

O setor de RH, que conta com profissionais bem preparados, é capaz de formar líderes em todos os setores das empresas. Acompanhando o desempenho de cada colaborador de perto, a nível individual, a nível coletivo e gerenciando a sua carreira, é possível estimular o desenvolvimento profissional dos funcionários, de acordo com as suas expectativas e com as necessidades da corporação.

Os planos de carreira de cada colaborador devem ser desenvolvidos e gerenciados também pelo RH. Assim, essa é mais uma estratégia que beneficia tanto o próprio colaborador quanto a empresa, devendo ser pensada dentro dessa via de mão dupla.

Após o nosso texto, qual é a sua opinião sobre a gestão do RH? Deixe um comentário sobre a atuação desse departamento na sua empresa!

Deixe um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Fique tranquilo, seu e-mail não será publicado.

Aguarde...