5 dicas para quem quer trabalhar em casa

Hoje o famoso “home office” já deixa de ser uma opção para quem precisa trabalhar de vez em quando em casa e passa a ser uma rotina para muitos.

Seja você um empreendedor ou um profissional que conseguiu o que muita gente deseja, trabalhar em casa tem suas grandes vantagens, mas é preciso tomar alguns cuidados para manter a produtividade. Por isso, confira algumas dicas que vão te ajudar a enxergar seu lar doce lar, também como seu escritório:

1) Antes de mais, tenha um lugar reservado para seu trabalho

Já trabalhei bastante em casa e sei com propriedade que se encaixar em qualquer lugar da casa com o computador na mão não dá certo! Ficar na mesa de jantar, no sofá, recostar na cama, na poltrona da sala ou seja lá onde for, não costuma ser a melhor saída. O melhor é você ter um cantinho próprio para seu escritório em casa. Lá dentro, ao fechar a porta, este será seu local de trabalho e precisa ser levado a sério como tal. Dê preferência para cômodos longe de locais agitados de sua casa.

2) Defina seu horário de trabalho e o deixe claro em sua casa

O melhor do home office, na minha opinião, é a flexibilidade de horário para trabalhar. Eu adoro trabalhar à noite até tarde e quando montava minha rotina, considerava este fator para trabalhar da melhor forma. Digo rotina, porque trabalhar em casa não significa não ter uma rotina. É preciso estabelecer um horário de trabalho para que você possa se organizar e ter mais produtividade. Além disso, este horário definido te permite deixar claro com quem divide sua casa, os horários que você estará ocupado, para que não te atrapalhem.

3) Tenha todas ferramentas em mãos

Monte seu escritório em casa com tudo o que você precisa para trabalhar com o máximo de produtividade. Reserve uma linha de telefone exclusiva para seu escritório – não misture com o número de telefone da sua casa – e, ao atender ao mesmo seja profissional. Ainda, deixe em mãos tudo o que precisa para cumprir seu trabalho, como uma impressora, quadros para anotações, dentre outros.

4) Nada de pijama!

Sei que para muitos a ideia de ficar de pijama o dia todo em casa é libertador, mas não fique nessa. Arrume-se como se fosse trabalhar fora de casa. Esta atitude vai ajudar a te manter no fluxo, na rotina e ainda contribui com a auto estima. Sem contar, que se pintar uma oportunidade de almoçar fora ou tomar um café com um amigo e dar uma pausa no trabalho, você estará pronto!

5) Não se isole!

Trabalhar em casa pode parecer um pesadelo para muitos pelo simples fato de sentir-se sozinho. Ao trabalhar em casa, você perde o contato diário com colegas de profissão e momentos de descontração que ocorrem quando se trabalha fora de casa. Mas, não se isole! Tente manter contato com seus colegas, reserve um espaço na agenda para participar de happy hour, mantenha sua rede de contato ativa. Assim, você não tem esta sensação de isolamento e não deixa de estar por dentro do mercado.

Quem trabalha ou gostaria de trabalhar em casa? O que acha fundamental para isto dar certo? Compartilhe sua opinião aqui.

Mariana Veiga

Sobre

Fundadora

2 Comentários

em 5 dicas para quem quer trabalhar em casa.

Deixe um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Fique tranquilo, seu e-mail não será publicado.

Aguarde...