10 Dicas Essenciais Para Manter a Produtividade e Trabalhar em Casa

Trabalhar em casa: esse é o sonho de muita gente que pensa em deixar o emprego convencional para se ver livre do chefe e ter chances reais de ganhar dinheiro. O empreendedorismo digital oferece essa possibilidade. Muitos empreendedores que atuam com a promoção de produtos digitais conseguem resultados tão satisfatórios que abandonam as profissões para se dedicar ao empreendedorismo em tempo integral. Com um escritório montado em casa, eles começam a ganhar dinheiro de dentro do conforto do lar!

Esse é o seu objetivo de vida? Então comece a se preparar para alcançá-lo desde já! Saiba que o período de transição – de saída da empresa para trabalhar em casa – vai exigir muita disciplina. Para ajudá-lo nessa empreitada, preparamos uma lista com 10 dicas essenciais para manter a produtividade trabalhando de casa. Confira!

1. Permita-se

O “grande lance” do trabalho de casa é a liberdade. Quando decidiu empreender pela internet, você estava de olho na possibilidade de faturar alto, mas também queria melhorar a qualidade de vida, certo? Portanto, permita-se! Gosta de correr ou praticar yoga? Tudo bem! Programe um momento de lazer diário, que pode ocorrer antes ou após o trabalho. Momentos de relaxamento e descontração contribuem para o aumento da produtividade!

O empreendedor apenas deve tomar cuidado para não cair na armadilha do ócio. Em alguns casos, as pessoas acabam se rendendo aos momentos de lazer com mais frequência do que deveriam. Lembre-se: trabalhar de casa, nem de longe, significa folga ou férias. A prioridade deve ser o trabalho sempre! Essa é a regra de ouro que garantirá o sucesso da sua missão empreendedora!

2. Prepare-se para o trabalho

As tarefas do dia só devem ser iniciadas se você estiver totalmente preparado para a jornada. Nada de ligar o computador enquanto escova os dentes ou faz o café da manhã. Trabalhar de pijamas também está proibido. O empreendedor deve separar ao máximo a vida pessoal dos compromissos profissionais. Então, como em qualquer outro negócio, o segredo é se arrumar para trabalhar!

Antes de iniciar os afazeres, tome um bom banho, escove os dentes, alimente-se e vista-se adequadamente. Toda a rotina deve ser cumprida como se você fosse sair de casa para trabalhar. Esse ritual contribuirá para a formação de um clima de seriedade e profissionalismo. Certamente a produtividade será maior!

3. Tenha um espaço para o trabalho

O empreendedorismo domiciliar também exige preparação do ambiente. O empreendedor não deve levar o notebook para a cama ou sofá da sala – já que corre o risco de ganhar uma complicação na coluna ou de se distrair com a televisão. Esse tipo de comportamento (muito comum, diga-se de passagem!) interfere diretamente no ritmo de produção e deve ser evitado a todo custo.

O ideal é que o empreendedor crie um cantinho exclusivo para trabalhar. Tem um quartinho sobrando no fundo de casa? Transforme-o no seu escritório! Não há cômodos disponíveis no apartamento? Abra um espacinho na sala! Independentemente do tamanho, o importante mesmo é que você consiga trabalhar adequadamente. Mesa e cadeira confortável são itens imprescindíveis para o canto do trabalho!

4. Mantenha a limpeza e a organização

Um ambiente organizado contribui para a produtividade dos estudos e do trabalho. Então, seu cantinho deve ser mantido dentro de muita ordem e limpeza. Uma boa dica é manter uma rotina de organização. Estabeleça como regra a arrumação do espaço ao final de cada dia. Assim, sempre que for retomar as atividades, encontrará sua mesa limpa e livre de qualquer bagunça.

E organização não se refere apenas ao ambiente externo! É fundamental que o empreendedor se organize também para a realização das tarefas, criando mecanismos que o ajudem a manter o trabalho mais produtivo. Listas, tabelas e fluxogramas são ferramentas bastante indicadas para ajudá-lo!

5. Não use o tempo “picadinho”

empreendor-digital-como-ser

Como em qualquer outro negócio, você deve ter horários para começar e terminar o trabalho. Não é aconselhável que execute tarefas em vários períodos diferentes do dia. Portanto, nada de programar a ida ao supermercado ou à aula de Inglês no meio do seu horário rotineiro de trabalho. Esse tipo de atitude diminui a produtividade. O ideal é que você se programe para trabalhar durante X horas por dia, em um horário específico. Compromissos pessoais devem ser agendados fora desse cronograma. Pausas para almoço, lanche ou descansos rápidos estão liberados!

6. Crie um cronograma de execução de tarefas

Um empreendedor digital tem uma carga bastante grande de trabalho, com tarefas variadas. Ele precisa pesquisar produtos para divulgar, produzir novos anúncios, elaborar campanhas de e-mail marketing, escrever resenhas e textos diversos, sem falar na atualização diária das redes sociais e alimentação do site ou blog. Para que nada saia do controle, a criação de um cronograma de trabalho é muito importante.

Você pode dividir as tarefas pelos dias da semana ou por horários específicos. A dica é colocar tudo no papel, para não correr o risco de se esquecer de algo. A agenda deve ser elaborada de forma que o empreendedor não tenha dificuldades de cumpri-la.

7. Não se esqueça da gestão do negócio

Outra questão importantíssima do empreendimento digital é a gestão. Sim, a administração e divulgação de produtos digitais devem ser encaradas com a mesma seriedade de qualquer outro negócio. O fato de você trabalhar de casa não indica que poderá misturar o faturamento com a receita da família. Será necessário ter muito controle financeiro para que possa decidir de forma acertada os investimentos futuros.

O que isso tem a ver com produtividade? Tudo! A gestão do negócio deve estar prevista na sua lista de tarefas diárias. O empreendedor precisa dedicar pelo menos uma hora do dia para verificar como vão as vendas e os valores previstos de comissão. Do contrário, chegará um momento em que vai se deparar com inúmeras tarefas por fazer!

8. Potencialize sua capacidade de concentração

Você já parou para se perguntar por que motivo as aulas (seja na escola, na faculdade ou no cursinho de línguas) possuem, em média, a duração de 50 minutos? Isso ocorre porque o ser humano não consegue se concentrar por muito tempo em um único assunto. Para se manter produtivo, o cérebro precisa de oxigenação, de novos assuntos.

Os empreendedores mais experientes conseguem entender os sinais do próprio corpo e traçam cronogramas de trabalho que potencializem a capacidade de concentração. O ideal é fazer pausas pequenas (de cinco a dez minutos) a cada uma hora e variar as atividades entre elas.

Para manter a concentração, você também deve manter-se distante de tudo o que possa lhe desviar a atenção. Isso inclui televisão, telefone, animais de estimação e filhos! Músicas são bem-vindas, mas apenas se mantiverem o ambiente calmo.

9. Não se acomode no conforto do lar

como trabalhar em casa

Não há dúvidas de que o melhor lugar do mundo é a própria casa. Por mais tentadora que seja a ideia, no entanto, empreendedores não devem se acomodar no conforto do lar. O trabalho de promoção de produtos digitais é feito inteiramente pela internet, mas sair do ambiente virtual também pode fazer muito bem aos negócios. Como? Buscando informações, atualizações e inspiração para inovar.

Comece visitando aquele amigo que trabalha com marketing digital. Pergunte a ele quais são as últimas novidades da área e peça dicas para aperfeiçoar o trabalho. Procure também se informar sobre palestras e cursos de seu interesse, pode ser sobre empreendedorismo em geral ou temas de interesse do seu público-alvo. O importante é manter os horizontes abertos para além da sacada do apartamento!

10. Conscientize a família

A dica final é a conscientização da família. Se vai trabalhar em casa, todas pessoas que moram com você devem contribuir para a construção de um ambiente harmonioso e propício ao cumprimento de tarefas profissionais. E se você é solteiro, saiba que nada muda! Deixe claro que está trabalhando e que não tem disponibilidade para levar a sobrinha ao curso de teatro todos os dias ou acompanhar aquela tia ao médico a cada 15 dias. As pessoas devem entender, tanto quanto você, que o trabalho é sério e que seus horários devem ser respeitados!

Você tem seus próprios truques para aumentar a produtividade enquanto trabalha de casa? Revele aqui suas experiências e ajude-nos a aumentar essa lista! Suas dicas vão ajudar outros empreendedores!

2 Comentários

em 10 Dicas Essenciais Para Manter a Produtividade e Trabalhar em Casa.
  1. Avatar
    |

    Muito bom o artigo!

    Está é a realidade de muitos brasileiros hoje, e precisamos ficar atento a todos os pontos citados.

    Parabéns pela matéria.

  2. Avatar
    |

    Muita gente está trabalhando de casa mas com o tempo vai ficando mais complicado, tem que ter muito controle pra não trapacear, não roubar no tempo e principalmente pra manter os horários de trabalho. É bem comum ver gente sem horário e nem critério, gente que vira noite, cada semana trabalha em um horário diferente… Vira uma situação enlouquecedora.

Deixe um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Fique tranquilo, seu e-mail não será publicado.

Aguarde...